O tratamento clínico do lipedema envolve uma abordagem multidisciplinar e a combinação de diversas estratégias para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da paciente. A adoção de um estilo de vida mais saudável com dieta anti-inflamatória é fundamental no tratamento. É importante entender o seu processo inflamatório e procurar a orientação de um nutricionista para traçar um plano alimentar adequado à suas necessidades.

Outro aspecto importante do tratamento é a atividade física. Mantenha seu corpo em movimento. Como o lipedema muitas vezes está associado à frouxidão ligamentar dos joelhos e tornozelos, uma boa opção são exercícios de baixo impacto, por exemplo, exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular, alongamento e aquáticos. Encontre uma atividade que te dê prazer, físico e mental.

A fisioterapia complexa descongestiva é uma peça fundamental no manejo clínico do lipedema. Através de técnicas como drenagem linfática, meias elásticas ou enfaixamento compressivo, exercícios terapêuticos e associação de equipamentos modernos, é possível melhorar o inchaço, a fibrose, a celulite, a dor e controlar a inflamação.

No acompanhamento clínico, exames físicos e laboratoriais são solicitados para monitorar a progressão dos sintomas e descartar outras doenças que podem ser associadas.